Miolo lança novos vinhos do seu quinto terroir

Do Vale dos Vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes, grupo lança novos rótulos da linha Miolo Seleção e Miolo Reserva

A grande novidade da Miolo Wine Group é o lançamento de três vinhos que unem alma brasileira e terroir argentino: os novos Miolo Seleção Malbec & Bonarda Safra 2024 e Miolo Seleção Sauvignon Blanc & Torrontés Safra 2025, e a Safra 2024 do Miolo Reserva Malbec. Elaborados na Bodega Renacer, em Luján de Cuyo, Mendoza, onde a Miolo firmou seu quinto terroir, ultrapassando as fronteiras brasileiras, os rótulos marcam a estreia de novos cortes e novas castas no portfólio da marca, que agora conta com sete vinhos na linha Miolo Seleção, a ‘queridinha dos brasileiros’.


Com esses lançamentos, a Miolo apresenta oficialmente seu quinto terroir, consolidando a internacionalização com a aquisição da Bodega Renacer em 2024. A nova unidade se junta às vinícolas já estabelecidas no Brasil: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS), Vinícola Terranova (Vale do São Francisco – Casa Nova/BA), Vinícola Seival (Campanha Meridional - Candiota/RS) e Vinícola Almadén (Campanha Central – Santana do Livramento/RS).


Com seu quinto terroir, a Família Miolo mantém viva sua essência de viticultores desbravadores, que começou ainda em 1897, quando Giuseppe Miolo chegou ao Brasil, atravessando o Atlântico para plantar suas primeiras vinhas no Lote 43, Vale dos Vinhedos. “Agora, nós atravessamos a fronteira do Brasil em busca desse novo terroir. Nosso quinto terroir é argentino, de alma brasileira”, afirma Adriano Miolo, Diretor Superintendente da Miolo Wine Group.


Há 20 quilômetros de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, em Luján de Cuyo, na microrregião de Perdriel, a Bodega Renacer está situada em uma propriedade com 30 hectares de vinhedos – alguns deles com mais de 70 anos. A chegada dos vinhos na linha Miolo Seleção com terroir argentino representa mais do que uma conquista comercial — é a materialização de uma filosofia que valoriza o trabalho no campo, o respeito ao terroir e a busca contínua por qualidade.


Com esse movimento, o Grupo Miolo reafirma sua posição de protagonista no setor e seu olhar para o futuro, conectando origens, culturas e sabores sob uma única identidade: a do vinho feito com propósito. Os apreciadores poderão degustar e conhecer os lançamentos na Wine South America, que acontece em Bento Gonçalves, e em breve estará disponível nos pontos de venda em todo o Brasil.


OS VINHOS DA MARCA MIOLO FEITOS NA ARGENTINA

Miolo Seleção Tinto Malbec & Bonarda

Vinho tinto bivarietal elaborado a partir das uvas Malbec e Bonarda, cultivadas em vinhedos localizados em Luján de Cuyo e na Zona Este de Mendoza, respectivamente, onde as condições ideais de solo e clima favorecem o cultivo destas castas. Com colheita manual e mecânica, as uvas fermentaram em tanques de aço inox, com maceração pré-fermentativa a frio por três dias. A fermentação alcoólica teve maceração com temperatura controlada entre 16°C e 24°C, com manejo criterioso da extração fenólica através de remontagens abertas, fechadas, pigeages e delestages. O descube foi feito por gravidade e a fermentação malolática foi espontânea e completa. Cerca de 20% do vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho americano e francês. O restante foi conservado em tanques de aço inox. É um vinho que apresenta coloração vermelho-rubi intensa, com reflexos violáceos. É brilhante, límpido e atraente. Seus aromas expressam frutas vermelhas e negras maduras como ameixa, cereja e amora, acompanhados por notas florais, especiarias suaves e sutis toques de cacau. Na boca, mostra-se um vinho estruturado e frutado, com taninos macios e bem integrados. Tem acidez equilibrada e um final suculento, longo e persistente, que reforça seu caráter moderno e envolvente. Por ser um vinho versátil e saboroso, é ideal para acompanhar pratos de média e alta estrutura, carnes vermelhas e preparações intensas em sabor. Harmoniza perfeitamente com carnes assadas ou grelhadas, cozinha argentina e regional (empanadas, bife de chorizo, costela, ensopados), massas com molhos intensos (ragu, bolonhesa), pizzas com embutidos ou carnes e queijos curados ou semiduros. Temperatura de serviço: entre 16°C e 18°C.

Miolo Seleção Branco Sauvignon Blanc & Torrontés Safra 2025

É um vinho branco bivarietal, elaborado a partir das uvas Sauvignon Blanc e Torrontés, cultivadas em vinhedos no Valle de Uvo, em Mendoza, Argentina. O desengace total foi feito sem esmagamento, com prensagem suave em ambiente inerte, em prensa pneumática. A clarificação estática do mosto ocorreu a frio e a fermentação alcoólica em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada entre 12°C e 14°C, preservando os aromas varietais e o frescor. Uma breve maturação ocorreu sobre borras finas, sem fermentação malolática. Depois do corte final o vinho passou por filtração e estabilização antes do engarrafamento. É um vinho que apresenta coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados, tem aspecto límpido e brilhante. Intensamente aromático, traz notas de flores brancas, frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, e um delicado toque cítrico que aporta frescor. Na boca, é leve e equilibrado, com acidez vibrante, com final limpo e persistente. Por ser um vinho versátil e refrescante, é ideal como aperitivo ou para acompanhar pratos leves e delicados. Sua acidez equilibrada e perfil aromático combinam perfeitamente com saladas frescas, frutos do mar, mariscos, peixes grelhados ou cozidos no vapor, culinária asiática leve (como sushi ou rolinhos primavera), queijos frescos e suaves. Ideal ser apreciado com temperature entre 8°C e 10°C.

Miolo Reserva Malbec Safra 2024

Cultivadas no Valle de Uco, as uvas foram desengaçadas em cubas de concreto, com criomaceração por cinco dias. A fermentação alcoólica espontânea ocorreu com remontagens e pigeages diárias, com controle de temperatura entre 24°C e 28°C. A maceração total foi de aproximadamente 20 dias em contato com as cascas, com degustação dos vinhos para definir o momento do descube. Na sequência, descube e prensagem do bagaço foram sem separação do vinho prensa e a fermentação malolática foi espontânea e completa. O amadurecimento de 50% deste vinho foi em recipientes de concreto, os outros 50% em barricas de carvalho francês durante 12 meses. O corte final foi feito depois de 12 meses, unindo o frescor e a fruta do que estagiou no concreto com a complexidade do que ficou no carvalho. A variedade Malbec é originária do sudoeste da França, na região de Cahors, em Bordeaux, também conhecida como Côt Noir. Foi difundida pelo mundo e hoje a Argentina possui a maior área de plantio dessa variedade, diante da adaptação da casta ao terroir. Este vinho tem cor intensa, com tons rubi e púrpura. Frutado, lembrando figos e ameixa preta com notas de especiarias e mentol, tem presença equilibrada de madeira. Encorpado, com acidez equilibrada e taninos redondos ao paladar, traz uma sensação de mineralidade ao final, proveniente dos solos calcáreos. De acidez média, harmoniza muito bem com carnes marmoreadas, churrasco de parrilla, costela e lasanha à bolonhesa. Ideal ser apreciado com temperatura entre 16°C e 18°C.


Fotos: Divulgação Miolo

#novidades
Voltar

Bah Gostei! Por: Ana Paula Slomp

Curadoria da sua próxima experiência!
Aqui você encontra o que ninguém te conta.
Resolva fácil a sua viagem
Reserve seu hotel Reserve seu passeio
Conheça nossa playlist do Spotify!
Entre em contato pelo Whatsapp!