Iniciativa "Na Trilha do Patrimônio Industrial" terá visitas mediadas em Galópolis

Proposta gratuita convida a comunidade a redescobrir o patrimônio industrial de Caxias do Sul

O patrimônio industrial segue em destaque em Caxias do Sul-RS. A próxima ação do projeto Na Trilha do Patrimônio Industrial terá sua atenção voltada ao bairro Galópolis. A iniciativa propõe uma imersão histórica por meio de uma pesquisa aprofundada e visitas mediadas a locais que marcam a trajetória industrial da região. O evento de lançamento do projeto está programado para o dia 9 de julho, quarta-feira, às 19h30, no Instituto Hércules Galló, com apresentação da identidade visual, programação e uma palestra especial sobre patrimônio industrial com a historiadora e pesquisadora Ana Paula de Almeida, doutoranda em História e especialista em patrimônio industrial, e a professora e pesquisadora Vania Beatriz Merlotti Herédia.


A partir de uma pesquisa histórica detalhada, conduzida por Ana Paula e complementada com o olhar fotográfico de Liliane Giordano, foi criado um roteiro exclusivo que abrange patrimônios industriais e locais significativos de Galópolis. A atividade gratuita é voltada a estudantes, professores e à comunidade em geral, e busca promover reflexões sobre a importância da memória coletiva para a valorização da identidade local.


Das 15 visitas previstas, 10 delas serão destinadas à comunidade em geral, sendo uma delas para público da terceira idade e outras duas contando com a utilização de recursos de acessibilidade (audiodescrição e Libras), além de mais cinco voltadas especialmente para alunos de escolas públicas. As visitas têm duração aproximada de três horas e são oferecidas a grupos de até 35 pessoas, sempre com mediação de Ana Paula, que também é proponente do projeto.


A atividade busca não apenas educar, mas também provocar reflexões sobre as memórias e experiências dos participantes, contribuindo para a memória coletiva e a identidade cultural da comunidade. “A memória, quando preservada e compartilhada, fortalece laços com essa identidade e transforma lugares em histórias vivas. Queremos proporcionar uma experiência sensível e informativa, que instigue cada participante a olhar Galópolis com novos olhos e reconhecer a força do seu patrimônio industrial”, destaca Ana Paula. O projeto se insere nas diretrizes do edital PNAB RS 2024, promovendo a preservação, valorização e disseminação do patrimônio cultural industrial de Galópolis.


Para participar, será necessário realizar inscrição pela plataforma Sympla. No caso das escolas, será lançado um edital específico e divulgado junto aos canais da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Caxias do Sul e da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).


Entre as atividades realizadas anteriormente estão 10 visitações, em 2024, por locais em Caxias do Sul que foram referências na formação industrial da cidade, além da criação de um mapa digital interativo, que possibilita a consulta de informações e dados sobre indústrias históricas de Caxias do Sul (RS) e que conta com a colaboração da comunidade para enriquecer seu conteúdo.


O "Na Trilha do Patrimônio Industrial – Galópolis" tem financiamento por meio do Edital SEDAC/PNAB RS nº 31/2024 - Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual da Cultura RS e Governo Federal. Ainda, possui apoio do Instituto Hércules Galló, Café Galópolis, Cootegal e da Associação Turística de Galópolis, com realização da Arquivos & Acervos, idealizado por Ana Paula de Almeida, e produção executiva da estrategista Flor Nieto, da Lynch Gestão Cultural.


Além do site do projeto, é possível encontrar mais informações no perfil do Instagram, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (54) 98153-0336.


Sobre a proponente Ana Paula de Almeida

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UCS. Historiadora graduada pela UCS. Pós-graduada em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


Diretora da empresa Arquivos & Acervos e idealizadora do mapa digital "Na Trilha do Patrimônio Industrial". Atualmente, é Diretora de Patrimônio do Instituto Bruno Segalla e responsável pela gestão do Memorial Randon, do Espaço Memória Marcopolo e do Centro Histórico Soprano.


Fotógrafo: Sisto Muner. Acervo: Instituto Hércules Galló - Lanifício São Pedro, 1948

#novidades
Voltar

Bah Gostei! Por: Ana Paula Slomp

Curadoria da sua próxima experiência!
Aqui você encontra o que ninguém te conta.
Resolva fácil a sua viagem
Reserve seu hotel Reserve seu passeio
Conheça nossa playlist do Spotify!
Entre em contato pelo Whatsapp!