Criúva conecta escolas e comunidade aos vestígios da etnia Kaingang

Caminhadas ao Patrimônio Arqueológico de Caxias do Sul valoriza o patrimônio arqueológico da Serra Gaúcha

Valorizar o patrimônio arqueológico da Serra Gaúcha e promover o reconhecimento da presença Kaingang no território de Caxias do Sul são os principais objetivos do projeto “Caminhadas ao Patrimônio Arqueológico de Caxias do Sul – Criúva”, idealizado pela turismóloga Guadalupe Traslatti Pante e com produção cultural de Flor Nieto Lynch. Contemplada pelo Financiarte 2024, a iniciativa será lançada no dia 15 de abril de 2025, no Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e oferecerá visitas guiadas e experiências a sítios arqueológicos pré- históricos localizados em Criúva.


As caminhadas serão direcionadas a estudantes da rede pública e à comunidade, proporcionando uma experiência na história ancestral da região. O projeto prevê cinco visitas mediadas escolares, e três visitas para a comunidade.


Com mais de 20 anos de experiência em turismo cultural e histórico, Guadalupe Traslatti Pante será a responsável por conduzir as caminhadas, proporcionando aos participantes uma vivência junto aos vestígios da cultura Kaingang — uma etnia originária do Sul do Brasil que deixou importantes marcas no território da Serra Gaúcha. “Mais do que visitas, o projeto é um convite à reconexão com a história esquecida ou invisibilizada da nossa região. Valorizar os sítios arqueológicos Kaingang é valorizar a diversidade cultural e a memória do nosso território”, destaca Guadalupe Traslatti Pante.


Educação, inclusão e valorização cultural

Além de promover o acesso ao patrimônio arqueológico, o projeto busca inserir conhecimentos sobre a etnia Kaingang no cotidiano escolar, incentivando estudantes e professores a se tornarem agentes de valorização e preservação cultural. As escolas participantes estão localizadas nas comunidades próximas aos locais das caminhadas. Haverá a distribuição de material informativo nas escolas e comunidade e também serão realizadas palestras em 3 escolas de Caxias do Sul-RS.


Sobre o projeto

O projeto “Caminhadas ao Patrimônio Arqueológico de Caxias do Sul – Criúva” é uma realização da proponente Guadalupe Traslatti Pante, com produção cultural de Flor Nieto Lynch da Lynch Gestão Cultural, e foi contemplado pelo edital Financiarte 2024, promovido pela Secretaria da Cultura - Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. As atividades acontecerão durante o outono, período ideal para trilhas e caminhadas ao ar livre.


Para mais informações sobre inscrições, cronograma e formas de participação, acompanhe os canais oficiais da Criúva Operadora.


Sobre o evento de lançamento

Na terça-feira, dia 15 de abril de 2025, às 19h40, em parceria com o Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), será realizado o lançamento do projeto.


Como parte das atividades de evento, além da apresentação do projeto, haverá uma palestra com Raquel Pereira Braga, mestranda em Arqueologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Raquel pesquisa a trajetória de Fernando La Salvia, arqueólogo responsável por escavações na região. Após a palestra, o professor Me.. Anthony Beux Tessari, Diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, realizará a mediação no espaço, apresentando o acervo arqueológico.


Minibio dos envolvidos

Guadalupe Traslatti Pante | Idealizadora e Proponente do Projeto

Bacharel em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e atua há mais de 20 anos no setor de turismo receptivo, com ênfase em turismo de aventura e formação de condutores. Foi gerente operacional da Criúva Agência de Viagens Ltda por mais de uma década, onde também atuou como facilitadora de treinamentos experienciais ao ar livre (Outdoor Training). Possui ampla formação complementar em áreas como gestão empresarial, segurança em turismo de aventura e condução em ambientes naturais, com capacitações promovidas por instituições como SEBRAE, ABETA, SENAI e Universidade Federal de Santa Catarina. Guadalupe participou de diversos seminários e congressos na área de turismo e é fluente em espanhol, além de ter conhecimentos em inglês e informática. Com experiência em mediação, pesquisa qualitativa e elaboração de documentos para auditorias, Guadalupe se destaca pela atuação comprometida com a valorização do patrimônio cultural e natural da Serra Gaúcha, aliando sensibilidade, conhecimento técnico e responsabilidade social em suas práticas profissionais.

Flor Nieto Lynch | Produtora Cultural

Economista e Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Desde 1999, atua como consultora, auditora e instrutora em gestão estratégica e organizacional, ESG, projetos de inovação, gestão de processos e assuntos regulatórios. Desde 2012, está na área de arte e cultura, tendo experiência na elaboração, execução, captação de recursos e prestação de contas de projetos culturais, tais como: Museu Instituto Bruno Segalla; Na Trilha do Patrimônio Industrial, Bloco da Velha, Coro Juvenil do Moinho/UCS; Orquestra Jovem UCS-LionsEduC, Zingado; Maracaxias, Meninas Cantoras de Nova Petrópolis, Cirandeira Criativa, Encanto de Natal de Ana Rech, Feira do Livro de Caxias do Sul, Fórum Gaúcho de Arte Capoeira, Festival de Danças Folclóricas CTG Campo dos Bugres, Concertos ao Entardecer 30 anos, entre outros. Em 2014, refundou a Lynch Gestão e Inovação - criando a Lynch Gestão Cultural como unidade de negócios voltada para a atuação em projetos de arte e cultura e, mais recentemente, com estratégias ESG. Em 2018, lançou o Instituto Cultura Latina, no qual é diretora, produtora e professora. Como cidadã voluntária, desde 2013, atua como membro da diretoria do IBS - Museu Instituto Bruno Segalla. Em 2021, esteve presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, conduzindo o Plano Municipal da Cultura de Caxias do Sul 2021-2030. Desde 2023, como membro titular do Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul. De 2022 a 2024, atuou como Diretora de Inovação e Tecnologia da Microempa; e em 2025, assumiu como Diretora de Desenvolvimento Social, Cultural e Turístico.

Anthony Beux Tessari | Mediador no evento - Diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS

Graduado em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, cursa o Doutorado em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência profissional em instituições de preservação do patrimônio cultural. Atuou no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e no Centro de Memória da Câmara Municipal de Vereadores, ambos em Caxias do Sul (RS). Foi presidente (2022) do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) de Caxias do Sul, exercendo representação pela UCS. Integra a diretoria (2024-2027) do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil) na qualidade de 1° Secretário. É professor na Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul e diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS.

Raquel Pereira Braga | Palestrante no evento

Formada em licenciatura plena em História pela Universidade de Caxias do Sul. Estagiária do LEPAR - Laboratório de Ensino e Pesquisas Arqueológicas no período 06/04/2015 a 06/09/2016. Mestranda, a partir de 2024, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, concentração em Arqueologia, na Universidade Federal de Pelotas UFPel.


Serviço

O quê: Evento de lançamento do projeto "Caminhadas ao Patrimônio Arqueológico de Caxias do Sul – Criúva"

Quando: 15 de abril de 2025 (terça-feira), às 19h40

Onde: Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) – UCS

Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 907, Caxias do Sul/RS

Entrada gratuita

#novidades
Voltar

Bah Gostei! Por: Ana Paula Slomp

Curadoria da sua próxima experiência!
Aqui você encontra o que ninguém te conta.
Resolva fácil a sua viagem
Reserve seu hotel Reserve seu passeio
Conheça nossa playlist do Spotify!
Entre em contato pelo Whatsapp!