Casa do Fogo amplia conexão entre vinho, gastronomia e natureza

Loja da vinícola também oferece pizzas em forno à lenha e funciona de quintas a domingos mediante agendamento

A Vinícola Madre Terra, localizada na Capela São João, em Flores da Cunha, inaugurou no último domingo, 6 de julho, a Casa do Fogo, espaço que passa a abrigar a loja da vinícola e oferece uma experiência diferenciada ao unir vinho, gastronomia e natureza. O local funciona de quintas a domingos mediante agendamento, e se diferencia por oferecer, além de vinhos e espumantes do portfólio da marca, pizzas assadas em forno à lenha, preparadas sob a curadoria da enóloga e Doutora Gastrônoma Tainá Zaneti.


Mais do que um ponto de venda, a Casa do Fogo foi criada para proporcionar momentos de aconchego, aromas envolventes e contemplação da paisagem. O ambiente envidraçado conecta o interior da casa à área externa, onde o fogo arde como elemento central, criando um clima acolhedor para degustar vinhos, saborear pizzas artesanais e apreciar a natureza ao redor.


Além da novidade, a Madre Terra mantém outras experiências exclusivas que exigem reserva antecipada. Entre elas estão a Cozinhar, Comer e Beber, na qual o visitante assume o comando da cozinha em uma vivência prática de enogastronomia; o Brinde no Barco, que oferece um passeio pelo lago da propriedade acompanhado de espumante e petiscos; o Winefulness, que integra degustação de vinhos a terapias holísticas; e a Degustação Guiada com passeio no jardim, explorando o terroir e os vinhos elaborados pela vinícola.


Mais do que visitar uma vinícola, a proposta da Madre Terra é oferecer um enoturismo imersivo e sensorial, onde cada detalhe conecta o visitante aos ciclos da natureza, aos sabores e às histórias que envolvem o vinho — e agora, também ao irresistível aroma de pizzas saindo do forno à lenha na Casa do Fogo.


A vinícola

A Madre Terra tem hoje 3,7 hectares de área cultivada com vinhedos próprios, sendo 1,5 hectare em produção. São vinhas que gestam castas tintas como a Cabernet Franc, Merlot, Teroldego e Pinot Noir, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. A produção controlada fica entre 6 a 8 mil quilos por hectare. A Safra 2024 resultou em 20 mil litros – 85% de vinhos 15% de espumantes. Parte das uvas vieram de produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste.

#novidades
Voltar

Bah Gostei! Por: Ana Paula Slomp

Curadoria da sua próxima experiência!
Aqui você encontra o que ninguém te conta.
Resolva fácil a sua viagem
Reserve seu hotel Reserve seu passeio
Conheça nossa playlist do Spotify!
Entre em contato pelo Whatsapp!