‘Menu Sendas’ é destino enogastronômico aos sábados na Madre Terra
Passeio pela vinícola, cardápio em quatro tempos, vinhos e espumantes para harmonizar compõem a experiência

Do Veredas ao Travessias, a trilha sensorial da Vinícola Madre Terra segue desbravando novos caminhos. No sábado, 2 de agosto, entrou em cena o Menu Sendas, terceira temporada gastronômica do ano, convidando os apaixonados pela boa mesa e bons vinhos, a viver uma experiência enogastronômica imersiva, que une sabor, paisagem e afeto. As vagas são limitadas. Ingressos podem ser adquiridos no link da bio no Instagram @vinicolamadreterra ou na plataforma do Wine Locals.
A cada sábado, a partir das 11h, o público é recebido para um passeio guiado pela vinícola, seguido de um almoço harmonizado em quatro tempos. O cardápio é assinado por Tainá Zaneti, primeira Doutora Gastrônoma do Brasil e idealizadora das experiências da Madre Terra. Criado para celebrar ingredientes brasileiros e os vinhos e espumantes da casa, o Menu Sendas é mais que uma refeição: é um convite ao encontro.
O nome da experiência carrega um sentido simbólico. “Sendas” significa caminhos, veredas — uma metáfora para a jornada de sentidos, memórias e descobertas que a Madre Terra propõe a cada prato servido e taça compartilhada. Um percurso sensorial em busca de luz e significado. Afinal, é no inverno, a estação mais escura, que nos voltamos para dentro e buscamos a iluminação que vem da emoção dos sabores, das texturas e das histórias que compõem este menu.
Com estrutura acolhedora e vista para os vinhedos, a vinícola oferece um ambiente que convida à contemplação e ao prazer de estar presente. Em sintonia com a natureza e com a essência de um projeto familiar que valoriza o território e a energia feminina da natureza, o Menu Sendas chega para posicionar a Madre Terra como um dos principais destinos enogastronômicos da Serra Gaúcha.
MENU SENDAS
COUVERT - Focaccias da Casa, manteiga de especiarias brasileiras e pesto da horta
Harmonização: Auraz Prosecco
PASSO 1 - Soup d’oignon com pirulito de telha de queijo serrano
Harmonização: Ventrez Merlot Rosé
PASSO 2 - Quitute de ragu de costela com demiglace, mil folhas de batata e molho de queijo
Harmonização: Cicloz Cabernet Franc
PARA ADOÇAR - Arancini de arroz doce com doce de leite, laranja e chantilly de canela
Harmonização: Cicloz Brut
A vinícola
A Madre Terra tem hoje 3,7 hectares de área cultivada com vinhedos próprios, sendo 1,5 hectare em produção. São vinhas que gestam castas tintas como a Cabernet Franc, Merlot, Teroldego e Pinot Noir, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. A produção controlada fica entre 6 a 8 mil quilos por hectare. A Safra 2024 resultou em 20 mil litros – 85% de vinhos 15% de espumantes. Parte das uvas vieram de produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste.
SERVIÇO
O quê: Menu Sendas – Almoço Harmonizado
Quando: Todos os sábados, a partir das 11h15min com passeio pela vinícola | Almoço às 12h
Onde: Vinícola Madre Terra – (Flores da Cunha – Capela São João)
Quanto: R$ 289 por adulto (R$ 115 infantil)
Informações e reservas: @vinicolamadreterra Ingressos: www.wine-locals.com/passeios/almoco-harmonizado-na-vinicola-madre-terra
Fotos: Divulgação

Bah Gostei! Por: Ana Paula Slomp

Dicas de atrações para o Dias dos Pais na Serra Gaúcha
Confira algumas opções em Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul e Flores da Cunha para curtir em família a data especial

‘Menu Sendas’ é destino enogastronômico aos sábados na Madre Terra
Passeio pela vinícola, cardápio em quatro tempos, vinhos e espumantes para harmonizar compõem a experiência

Bento-gonçalvense Vinicius Buffon fica entre os 15 melhores gelatieres do Brasil
Proprietário da Così Gelato, participou da disputa nos dias 22 e 23 de julho, em São Paulo, com o gelato de sabor autoral ‘La Cucagna’
